Araguari sedia a XI Conferência Municipal de Assistência Social

Nos dias 12 e 13 de julho, aconteceu na Capela do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

O encontro contou com a presença de gestores, trabalhadores, entidades e usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que discutiram o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Além disso, foram elaboradas propostas de melhorias para o fortalecimento dos direitos dos usuários, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Assistência Social.

A Secretária de Trabalho e Ação Social explicou que “durante o mês de junho, foram realizadas pré-conferências nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS e nos Centros de Convivência. Todas essas conferências tiveram como objetivo assegurar os direitos das pessoas que estão às margens dos processos. Então, temos que garantir os nossos direitos sensibilizando os representantes do poder público e mostrando a importância da Assistência Social”, destacou Eunice Mendes.

A Diretora de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese, Gleide Ribeiro Starling Diniz, presente no evento, falou sobre a mobilização realizada pelo município de Araguari: “Nós, trabalhadores do SUAS, temos uma responsabilidade muito grande na elaboração de propostas e sugestões, tendo em vista que as reformas propostas pelo governo federal, como a reforma da previdência, por exemplo, ferem os direitos adquiridos da população, especialmente dos trabalhadores. Como consequência, o reflexo disso será a grande procura pelos atendimentos e serviços assistenciais oferecidos pelo setor público”, destacou.

De acordo com o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), o encontro foi propício para que os usuários, trabalhadores, gestores e entidades manifestassem suas opiniões: “Essa foi uma oportunidade de diálogo, onde descobrimos quais são as principais demandas da população. Dessa forma, podemos enviar as propostas aos nossos representantes para que eles viabilizem e executem novas políticas públicas. O SUAS ainda é um sistema novo e precisamos de políticas públicas, para que tenhamos condições de ajudar as pessoas que precisam”, destacou o Prefeito.

As conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos e, através da Conferência Municipal, é possível a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS no município, além de elaborar também propostas para as Conferências Estadual e Federal.

FOTO:       Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social