Araguari recebe ônibus escolar para atender alunos da zona rural

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou na tarde desta segunda-feira (3), em Belo Horizonte, 119 veículos para o transporte escolar de 103 municípios mineiros, dentre eles Araguari, beneficiando mais de 63 mil alunos da rede pública de ensino. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares federais.

Os ônibus fazem parte do Programa ‘Caminho da Escola’ e estão sendo destinados às cidades que têm um grande número de estudantes que residem na área rural e de grande extensão territorial. Entre os municípios contemplados está Araguari, que recebeu um ônibus com plataforma veicular elevatória e capacidade para transportar até 44 passageiros assentados. O veículo irá beneficiar os alunos da zona rural.

Quero dizer aos prefeitos e prefeitas que estão aqui que contem sempre com o apoio do governo do Estado. Não vamos conseguir resolver tudo, porque estamos com muitas dificuldades também, mas não faltará a vocês nunca o nosso decidido apoio naquilo que for possível resolver. Fui prefeito, sei a dificuldade que é conduzir o município, ainda mais agora nesses tempos de crise e escassez de recursos, mas sempre estarei ao lado de vocês para tentar resolver as dificuldades”, salientou o Governador.

De acordo com o governador, a parceria entre o Executivo e a Assembleia Legislativa tem sido fundamental para garantir as entregas desses veículos para a educação. “Aqui, hoje, foram 119 ônibus. Essa parceria com a Assembleia tem se transformado em benefício concreto para os municípios de Minas Gerais”, disse.

Pimentel ressaltou a relevância do contato pessoal com os prefeitos: “Tenho feito esses encontros. Não é só pelo ato de entregar as chaves, mas é por estar junto com os prefeitos que, muitas vezes, trazem suas reivindicações conhecendo, assim, de perto, a realidade de todos os municípios mineiros”, disse.

Araguari

O novo ônibus destinado para Araguari foi conseguido através do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, e o programa ‘Caminho da Escola’, cujo objetivo é renovar a frota de veículos escolares. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Esse veículo vai atender a contento o transporte escolar em nosso município. É mais uma conquista para nossa população, a qual será usada da melhor maneira possível ”, comentou Werley Macedo – Secretário de Educação. ”Este ônibus trará mais conforto e melhor qualidade no transporte de nossos alunos; nossa intenção é prestar um serviço de qualidade em todos os setores da educação e um deles, que consideramos fundamental, é a garantia de acesso de nossas crianças à escola”, completou.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) comentou a benfeitoria recebida pelo município, e também sobre o transporte de estudantes do município:  “Temos uma grande área rural e muitos alunos nessas regiões. A chegada deste ônibus é de grande importância porque ajudará a renovar nossa frota, além de dar ainda mais segurança no transporte dos estudantes, e melhores condições de trabalho para os motoristas”, frisou.

De acordo com Werley Macedo, Secretário Municipal de Educação, “o novo ônibus tem estrutura para atender aos portadores de necessidades especiais. Os veículos possuem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e é adequado às condições de trafegabilidade, garantindo a segurança e a qualidade ao transporte dos estudantes, contribuindo para a redução da evasão escolar. Com isso, serão ampliados o acesso e a permanência dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais", explicou o Secretário.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete