Araguari realiza Ação de Despoluição no Rio Paranaíba

No último sábado (03), a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu a 15ª Ação de Despoluição do Rio Paranaíba, realizada em parceria com a Polícia de Meio Ambiente, 2º Batalhão de Engenharia, Corpo de Bombeiros, Furnas – Eletrobrás, IMEPAC, Educare e Secretarias Municipais. Mais de 100 embarcações e centenas de pessoas estiveram envolvidas na limpeza das margens do rio.

O Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, comemorou o sucesso do evento. “A 15ª edição da Despoluição do Rio Paranaíba contou com a participação de muitos parceiros e apoiadores. OPrefeito deu todo apoio logístico e autonomia para que a Secretaria deMeio Ambiente realizasse o evento. O que a gente tira de exemplo é que as políticas públicas estão sendo realizadas e estão tendo continuidade em prol do meio ambiente e da nossa comunidade”, discursou.

Ações como a Despoluição do Rio Paranaíba são de grande valia para o nosso meio ambiente. Temos a obrigação de preservar, de cuidar, de despoluir, pois somente com ações como a de hoje, iremos ter um futuro garantido para as próximas gerações. Fiz questão de participar como também fiz questão que toda a minha equipe estivesse presente”, destacou Warley Maravilha, Vereador (PMB).

Débora Gomes Teixeira – Educadora Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e uma das organizadoras da 15ª Ação de Despoluição do Rio Paranaíba, ressaltou a importância e a participação da comunidade ribeirinha: “Esta é mais uma ação que a Secretaria de Meio Ambiente promove pensando na preservação do meio ambiente, na conscientização e na sensibilização do cidadão comum. É muito recompensador ver a participação dos rancheiros, moradores da região, visitantes, entidades de classe, órgãos representativos e outros parceiros que se mobilizaram, que tiraram um dia de doação de trabalho para o meio ambiente. Uma ação extremamente significativa para nosso planeta”.

O 3º Sargento Joésio J. Silva, da 23ª Cia de Combate de Ipameri, Goiás, aprovou o esquema de segurança montado para proteger os voluntários que desceram nas embarcações. “O resultado é um trabalho de conscientização ambiental muito importante. Estivemos presentes com uma Equipe de 10 militares e equipamentos para dar apoio à população, preservando a segurança de todos. Atendemos o convite e a solicitação da Prefeitura Municipal de Araguari, que frequentemente apoiamos, tanto quanto Ipameri e outras regiões em torno de Brasília e Ipameri”, relatou o Sargento Joésio.

O Coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, Comandante do 2º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, destacou: “é uma grande alegria poder contribuir com essa ação em prol do meio ambiente, quando atuamos também com a participação da 23ª Cia. de Engenharia de Combate, de Ipameri, Goiás. O recolhimento do lixo é positivo para toda a sociedade”, destacou.

Leonardo Ferreira Peixoto, ferroviário, maquinista da VLI, que participou da 15ª edição da Despoluição do Rio Paranaíba com os filhosLucas (7) e Felipe (10), salientou a importância do evento e o motivo de trazer os filhos para participarem: “Trouxe meus filhos com a ideia de educá-los e prepará-los para o futuro em relação à natureza e preservação do meio ambiente. Temos como momento de hobby ir para o lago, pescar, pois é importante passar para os filhos essa conscientização, e estar juntos com eles nesses momentos, que eles já conhecem particularmente, já que sempre estamos no rancho nos finais de semana. Quanto à ação, essa foi a primeira vez que participamos; fiquei sabendo pelos companheiros e amigos que já participam”, disse Leonardo.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho, agradeceu o envolvimento dos parceiros. “Graças a todos esses parceiros, como a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Exército, o Corpo de Bombeiros, os voluntários e, graças ao envolvimento dos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e das demais Secretarias, tivemos a constatação de que esta foi grande ação realizada no rio. É importante ressaltar que a cada ano estamos reduzindo a quantidade de material recolhido, o que significa que as pessoas estão mais conscientes e cuidando melhor do leito e das margens do rio”, destacou.

O Prefeito lembrou que todo o material recolhido foi doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (Ascamara). “Todo o material recolhido no dia de hoje tem uma destinação correta. Desde a primeira ação contamos com a participação muito importante da Ascamara, que vem e participa da limpeza e, depois da ação, separa e processa todo o material em sua sede”, concluiu.

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE