Araguari promoveu o “DIA D” de erradicação do trabalho infantil

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, realizou na tarde de hoje (04), no Pica Pau Country Club, o “Dia D” de Erradicação do Trabalho Infantil.

O principal objetivo do evento foi o de alertar a comunidade em geral, instituições de classe e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e também do mundo.

De acordo com o IBGE, Araguari ocupa o 26º lugar das cidades de Minas Gerais com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Devido a este índice, Araguari é um dos municípios do estado financiado pelo Governo Federal para tentar diminuir a quantidade de casos de trabalho infantil. E no sentido de reverter estes dados, inúmeras Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil estão sendo executadas.

Diante deste quadro, a Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, juntamente com a Equipe de Gestão do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a Comissão Inter setorial e o Conselho Municipal de Assistência Social elaboraram e deram pareceres favoráveis a execução das Ações Estratégicas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O “Dia D”, que aconteceu aqui no Pica Pau, é uma dessas ações com o objetivo de esclarecer e impactar a sociedade araguarina sobre os malefícios do trabalho infantil para a nossa cidade e para os futuros cidadãos”, explicou a Secretária de Trabalho e Ação Social – Eunice Mendes.

O evento contou com a presença maciça da comunidade araguarina e também de autoridades municipais, como a Vereadora Ana Lúcia Prado (PTB), e dos Secretários Municipais de Saúde – João Batista Arantes, de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – Luiz Antônio Lopes, de Esportes e Juventude – Sebastião Naves de Oliveira, o Superintendente da SAE – André Reis e o Controlador Geral do Município – Alírio Gama Filho, além do Assessor Especial do Prefeito Marcos Coelho, Expedito Castro Alves Júnior que representou o Prefeito. Contou também com a presença de autoridades militares, como Cabo Marcelo Silva, representando o 53º Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais; o Sargento Naves, representando o 4º Pelotão Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário; e o Sargento Gonçalves, representando a 3ª Companhia de Bombeiros de Minas Gerais.

O ponto alto do evento foi a palestra de Karla Cardoso Borges, assistente social, mestre em Serviços Sociais pela PUCRS, especialista em política de assistência social e também especialista em políticas publicas e cidadania, que abordou o tema “Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente e Erradicação do Trabalho Infantil”.

É uma oportunidade ímpar dentro da cidade poder reunir as pessoas e discutir a proteção dos direitos da criança e do adolescente, e ver ações reais para a erradicação do trabalho infantil. A iniciativa da Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, é louvável e deve contar com o apoio e o engajamento de toda sociedade”, destacou Karla C. Borges.


FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE