Araguari participa dos JEMG/2017 e se destaca com bons resultados

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2017, é o maior e o mais importante Programa Esportivo-Social de Minas Gerais, fazendo também parte do Programa Estruturador do Governo do Estado.

É uma competição esportivo-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do Ensino Fundamental e Médio dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).

As modalidades disponíveis no JEMG/2017 foram: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate aconteceram em caráter de demonstração.

Araguari participou com 166 atletas de 7 escolas nas modalidades de: basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez, nos módulos I e II, masculino e feminino. A etapa microrregional da competição foi realizada em parceria pelas Secretarias de Estado de Esportes e Juventude, e da Educação, através da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, na Cidade de Prata/MG, no período de 22 a 28 de maio.

O coordenador geral da equipe de Araguari, o educador físico, ex-atleta de atletismo e militar aposentado Sebastião da Silva Filho, coube a honra de acender a pira dos jogos, cerimônia que teve a participação de todos os atletas e de várias autoridades.

"Foi gratificante participar com essa equipe tanto pelos resultados obtidos  quanto pela disciplina dos atletas. Outra coisa que chamou a atenção foi a receptividade das pessoas da cidade-sede, daa escola onde fomos alojados. Foi feita uma pesquisa com os alunos e um mural com várias fotos de pontos turísticos da nossa cidade, o que fez com que nos sentíssemos em casa, criando um grande elo de empatia com os nossos anfitriões", disse Silva Filho.

O JEMG acontece em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras das cidades que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são organizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da SEESP e da SEE. Os campeões estaduais do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paraolimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional”, explicou o Secretário de Esportes de Araguari, Sebastião Naves de Oliveira.

É muito importante frisar a preocupação do prefeito Marcos Coelho no sentido de apoiar e incentivar a participação dos alunos araguarinos nos Jogos Escolares de Minas Gerais. Essa competição é de extrema relevância para Araguari, já que são vários alunos envolvidos nesse projeto. Estamos levando o nome da nossa cidade para fora, incentivando hábitos saudáveis e revelando novos talentos da cidade”, ressaltou o Secretário.

Abrangendo 97% dos municípios mineiros, o JEMG se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o Secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo. “Os Jogos Escolares já têm seu lugar no coração da população mineira, a quem também atribuímos todo esse sucesso. Pais, familiares, professores, diretores e os nossos milhares de alunos-atletas, que todos os anos aguardam ansiosamente a oportunidade de competir defendendo suas escolas, fazem do JEMG o maior evento esportivo do Brasil”, diz.

“A administração municipal não irá jamais deixar de apoiar a promoção esportiva para Araguari, principalmente em um evento tão importante como os Jogos Escolares de Minas Gerais. Nós fazemos questão de participar por saber a importância do esporte, não só para a administração municipal, mas para toda a população de Araguari”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

Na tabela de classificação ficaram:

* Xadrez: Milene e os times de basquete feminino módulo I e masculino e feminino módulo II, alem do futsal masculino módulo II, da Escola Madre Maria Blandina;

* Futsal feminino módulo I, do Centro Escolar Municipal Papa João XXIII;

* Futsal masculino módulo I, da Escola Estadual Paes de Almeida;

* Handebol masculino módulo I e feminino e masculino módulo II, além do handebol masculino módulo I, da Escola Estadual Professor Antônio Marques;

* Handebol feminino módulo I, do Colégio Nacional; e

* Voleibol masculino módulo II, da Escola Estadual Raul Soares

E foram classificados para a etapa regional:

* Futsal feminino módulo I, CEM Papa João XXIII;

* Basquete feminino módulo II e a enxadrista Milene Cristine, da E. E. Madre Maria Blandina;

* Futsal feminino e handebol masculino módulo II da E.E. Prof. Antônio Marques.

FOTOS:    Secretaria Esportes