Araguari participa do 66º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, participou, no dia 25, do 66º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, realizado em Araxá, região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O ponto central do evento foi a municipalização do trânsito, o que propiciou vários debates a respeito da mobilidade urbana. Além deste objetivo, cabe a Fóruns como essepromover a melhoria da formação dos participantes, levando profissionais experientes para falar sobre temas de interesse e também apresentando as experiências exitosas no que se refere ao gerencialmente da Mobilidade Urbana.

O 66º Fórum, segundo deste ciclo dos atuais prefeitos, teve, entre outros temas, a apresentação das ações voltadas ao trânsito e transporte nos municípios circunvizinhos a Araxá; os problemas para aplicação do CTB, do Convênio de Trânsito e a Municipalização da gestão; o andamento dos projetos de lei do setor, e os prazos para elaboração dos Planos de Mobilidade; as alternativas de financiamento da Mobilidade Urbana, projetos e implantação; perspectivas para o Fórum Mineiro no próximo ciclo de quatro anos das Prefeituras, e complementação da eleição da nova diretoria.

Participaram do 66º Fórum, representando a Prefeitura Municipal de Araguari, a Psicopedagoga e Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Jacqueline Mendes; o Diretor de Departamento e Instrutor de Trânsito, Jorge César Pereira; e Maria Aparecida de Jesus, do Departamento de Educação para o Trânsito. O Fórum recebeu também representantes da ANTP –Associação Nacional de Transportes Públicos, juntamente com representantes de 21 cidades mineiras.

Para o Secretário de Trânsito, Luiz Antônio Lopes, essa é uma excelente oportunidade: “Considerando que a mobilidade urbana está presente em todos os empreendimentos econômicos em prol do desenvolvimento de um município, Araguari deve estar presente em eventos como esse, que fomentam melhorias no trânsito e no tráfego”, comentou.

O Prefeito Municipal também vê com bons olhos possíveis mudanças que possam favorecer a mobilidade urbana. “Estamos abertos para implementar as mudanças que forem necessárias para assegurar as melhorias no tráfego de veículos e pedestres em nosso município. Faremos todos os estudos necessários, buscando alternativas e soluções que tragam um resultado otimista para a população”, salientou Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:              Secretaria Municipal de Trânsito