Araguari participa da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

A Prefeitura Municipal de Araguari, juntamente com a Fundação Araguari de Educação e Cultura – FAEC,  tem a honra de convidar toda a população araguarina para prestigiar as atividades da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais que estão sendo do dia 17ao dia 28 de agosto.

A Jornada é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG, e tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

“Revisitando a Ferrovia será a oportunidade para que os araguarinos conheçam um pouco mais da história da Ferrovia em nosso município, com a exposição de fotos antigas da Estação que enfoque os setores e as atividades que eram desenvolvidas aqui”, destacou Consuelo Montes, funcionária da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC .

Além da exposição fotográfica, acontecerá no mesmo periodo, visitas guiadas através de agendamento pelo Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás.

Preservação e Promoção Do Patrimônio Cultural

A 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais contará com cerca de 1.200 atividades de preservação e promoção do patrimônio cultural. Neste ano, aproximadamente 640 municípios mineiros participam da Jornada, que integra as comemorações do Dia do Patrimônio.

A programação reúne exposições, feiras, apresentações musicais e de teatro, seminários, encontros de grupos e culturas populares, como capoeira, catira, congado, folia de reis e reinado, além de visitas guiadas, publicações, dentre outras atividades que se relacionam com a preservação do patrimônio cultural de cada cidade participante.

O tema desta edição é "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" e o objetivo é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.

Para a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, a Jornada aproxima o público e promove o patrimônio cultural produzido pelas comunidades."Minas Gerais possui um patrimônio cultural diverso, plural, que merece ser visitado e vivenciado pelas comunidades e visitantes. Celebramos o dia do Patrimônio Cultural em parceria com os municípios”, disse a presidente.

A realização da Jornada por meio das ações inscritas pretende difundir os acervos históricos sob a guarda de instituições públicas e estimular a formação e a difusão de acervos particulares. A proposta visa promover a troca de conhecimento entre entidades públicas e privadas relacionadas ao patrimônio e à preservação e catalogação de acervos.

Os registros como a fotografia e o audiovisual se constituem ações que por meio de um olhar sobre a história e os bens culturais incentivam à formação cidadã das novas gerações.

As prefeituras municipais que tiverem sua adesão à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Segundo o Prefeito Municipal de Araguari, nesse projeto, é muito importante para nossa cidade, pois oferece a oportunidade à população de conhecer mais a fundo a história da cidade. “ Com a participação de Araguari nesse projeto teremos a oportunidade de nos consolidar entres os municípios que mais valorizam a cultura, desenvolvendo uma gestão compartilhada entre os diversos setores da sociedade,” destacou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

A programação completa da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais pode ser conferida no site do Iepha-MG, www.iepha.mg.gov.br.

Programação:

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Revisitando a Ferrovia

Quando: 17 a 28 de agosto de 2017

Onde: Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás – Palácio dos Ferroviários – Praça Gaioso Neves,129

Telefones para Agendamento: (34) 3690-3105 – Divisão de Patrimônio Histórico / (34) 3690-3071 – Museu dos Ferroviários