Araguari participa da 15ª Semana Nacional de Museus

De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural que mobiliza as unidades museais de todo o Brasil a desenvolverem uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, mais de mil museus de todo o país oferecerão ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e, em Araguari, conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC). O tema norteador do evento este ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

De acordo com o presidente da FAEC, Jean Laverdi, o evento é fundamental para fomentar as visitações aos espaços que guardam a nossa memória. "Visitar os museus é a oportunidade que a comunidade araguarina tem para conhecer objetos históricos, inclusive aqueles que se tornaram obsoletos, que permitem a visualização de modos de vida anteriores aos nossos, possibilitando-nos uma maior compreensão sobre a nossa história", afirmou.

Nessa perspectiva, o Arquivo Histórico e Museu "Dr. Calil Porto", departamento da FAEC, preparou a exposição "História da Música no Município", que contará com uma mostra de fotografias e objetos que retratam a historicidade da música em Araguari, bem como seus representantes e o desenvolvimento tecnológico e estético dos aparelhos de propagação da música.

Já o Museu dos Ferroviários trabalhará o tema proposto através da "Contação de História" feita por ferroviários aposentados, quando cada um fará relatos do que viu e viveu quando estavam na ativa.

Confira a programação especial dos dois espaços em Araguari:

1)      EXPOSIÇÃO ‘‘A HISTÓRIA DA MÚSICA NO MUNICÍPIO’’
(FOTOGRAFIA E OBJETOS)
Data: 15/05/2017 a 30/05/2017 (segunda a sexta-feira, até o final do mês) Horário: 13h00 às 17h00
Local: Espaço Museal do Arquivo Histórico e Museu ‘Dr. Calil Porto’
Endereço: Rua Dr. Afrânio, 178 - Centro
Agendamentos e Informações: (34) 3690-3167 / (34) 3690-3143

2)      CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
(POR FERROVIÁRIOS APOSENTADOS)
Data: 15/05/2017 a 19/05/2017 (segunda a sexta-feira)
Local: Museu dos Ferroviários
Endereço: Praça Gaioso Neves, 129 – Bairro Goiás