Araguari intensifica vacinação contra raiva animal no próximo sábado

O setor de Zoonoses realiza em Araguari, no próximo dia 02 de setembro, uma intensificação na campanha contra raiva animal no município.

 

A expectativa do Departamento de Epidemiologia é de vacinar aproximadamente 21.600 animais na campanha de 2017, que termina no próximo sábado, entre a zona urbana e rural. Deverão receber a vacina cães e gatos em bom estado de saúde e acima de três meses de idade, não importando o sexo do animal e uma eventual prenhez.

 

A raiva (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia.

 

Cães e gatos, em especial os que habitam em áreas rurais e que vivem em residências próximas a estes locais, estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres. Por isso, os proprietários devem estar atentos à vacinação anual. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger o animal e o homem.

 

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a área urbana foi dividida em quatro setores, que receberam cerca de 20 postos fixos de vacinação por setor. “Foram postos fixos de vacina por sábado e no próximo, dia 02, será o último. A idade mínima dos animais para receber a vacina é de três meses”, frisou a médica veterinária Fabiane Alves Ferreira.

 

“A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete os animais e o homem. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de cães, gatos e morcegos contaminados pelo vírus, que acabam matando o homem. Os animais infectados apresentam salivação abundante, paralisia e comportamento agressivo”, explicou a médica veterinária do Departamento de Epidemiologia.

 

Informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3690-3120.

 

Programação vacinação antirrábica animal para dia 02 de setembro

 

1- PSF Novo Horizonte

2- Rua Coromandel, 126 Antiga UBS Amorim

3- Supermercado Badião - Av Ver. Geraldo Teodoro da Silva, 400

4- Praça Waldomiro Barbosa - Ant. Maqnelson

5- Asilo São Vicente de Paula

6- Bosque Jonh Keneddy

7- Abrigo Cristo Rei

8- Rua Ver. Nicolino Caetano Guimarães, 90 Ant. 10 (B. Paineiras)

9- CAE (Pça José Rodrigues Alves)

10- Igreja do Rosário

11- Santa Casa

12- Praça Prof. Elmiro Barbosa

13- Ginásio Poliesportivo

14- Pça Farid Nader

15- Pça Tereza França de Lima

16- Pça Getúlio Vargas ( em frente ao Positivo)

17- Agroara - Av. Minas Gerais

18- Igreja N. Sra Aparecida

19- E. E. Padre Damião

20- Lanchonete Pão na Pança

21- Comarco - Rua Olegário Maciel (Centro)

22- U P A - Pça da Constituição

23- UBS Goiás

24- UBS Independência

25- Supermercado Principal (próx. ao CAIC)