Araguari ganha mais um cartão postal: VAGÃO DORMITÓRIO

A instalação de um vagão dormitório no dia de hoje, 25, faz parte do início do Corredor Turístico, projeto da Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O vagão histórico foi colocado nos trilhos que estão no entroncamento da Av. Mato Grosso e Belchior de Godoy, e acompanhado por populares.

                                Reformado, doado e transportado pela VLI, o vagãopossui cozinha, banheiro e dormitório com armários e camas. Toda a montagem, como a iluminação interna e externa, ainda será providenciada, oferecendo a todos que o visitarem uma ideia do que foi, um dia, um vagão dormitório do transporte mais utilizado em nosso município durante décadas.

O transporte do vagão foi coordenado pelo especialista da VLI, José Donizete Franzão. "Para nós, entregar esse vagão com as cores originais em Araguari, onde temos mais de 400 empregados, é uma grata satisfação. Certamente muitos aposentados também ficarão felizes em rever esse vagão que faz parte da história ferroviária da nossa cidade", disse Celso Toledo, Supervisor de vagões do Corredor Centro Sudeste.

 

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, será importante conhecer um pouco da história por meio da visita a este vagão: “Tanto aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de viajar de trem, como também aqueles que já o fizeram, vão querer visitar este vagão, que certamente trará lembranças e sonhos prazerosos. Estamos muito felizes e agradecidos com a doação e todo o apoio que recebemos por este vagão, que é um grande presente para os araguarinos no aniversário de 129 anos de nossa querida cidade”, manifestou-se Júberson dos Santos Melo.

 

                               O Presidente da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, numa ação em parceria com a Secretaria de Turismo de Araguari, comentou sobre o desafio que se torna agora realidade: “Essa ação em conjunto visa beneficiar a cidade de Araguari, unindo turismo e artesanato local. Araguari aplaude de pé esse novo cartão postal da cidade”, ressaltou Jean Laverdi.

                               O posicionamento do vagão nos trilhos já existentes dá visibilidade e significação ao vagão, que oferecerá informações do turismo de Araguari, além da venda de produtos artesanais locais, que serão oferecidos num quiosque ao lado. São planejadas também atividades e ações que remetem à valorização da história da ferrovia em Araguari.

                               O Prefeito Municipal, sensível à cultura e à história, destaca a relevância da instalação deste vagão: “Estamos resgatando a identidade de nossa cidade. Podemos, pela simples visita ao vagão, oferecer às pessoas que não tiveram a oportunidade de andar em trens a nossa história. Ao entrar no vagão, eles sentirão a emoção de uma volta ao tempo, ” ressaltou Marcos Coelho (PMDB).

               

 

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete