Araguari é representada no Simpósio Estadual de COMADs em Belo Horizonte

Cerca de 500 pessoas de mais de 150 municípios mineiros estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira, 10-04, participando do Simpósio Estadual dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad’s), promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SUPOD).

O principal objetivo do Simpósio foi o de aproximar o Governo do Estado e os Conselhos Municipais na união de esforços para desenvolver políticas públicas de prevenção ao uso de drogas. Esta é a primeira vez que representantes dos Comad’s de centenas de municípios mineiros se reúnem para trocar experiências e debater estratégias no combate ao uso de drogas. Além de representantes de Conselhos hoje ativos, o Simpósio reuniu, também, profissionais ligados à área de drogas de municípios mineiros.

A cidade de Araguari esteve representada por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. A Assistente Social da pasta, Francielle Rodrigues da Costa, a Coordenadora do Departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana, e os servidores Olavo Guimarães e José Eduardo estiveram presentes no Simpósio. De acordo com Franciele, “a experiência foi muito produtiva. Pudemos comprovar que a Secretaria de Araguari está no caminho certo, desenvolvendo de maneira profícua os trabalhos de prevenção e de cuidados dos dependentes. Em muitos aspectos, a nossa cidade se encontra à frente das demais, como precursora em muitas ações”.

Durante o Simpósio, também foi possível estreitar os laços com a Subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Patrícia Magalhães Rocha, com o Coordenador do Fórum Brasileiro de Políticas Sobre Drogas, Clóvis Benevides e com o Deputado Federal Eros Biondini, trazendo um olhar mais atento das instituições para o município araguarino.

COMAD – Conselho Municipal Antidrogas

O COMAD – Conselho Municipal Antidrogas de Araguari, foi criado pela Lei nº 4.233, de 2 de março de 2006. Em 12 de dezembro de 2014, através da Lei nº 5.457, passou sua denominação para Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari – COMAD, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. O COMAD dedica-se à prevenção, tratamento, reinserção social e ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução de danos decorrentes do uso de drogas.

O Conselho é constituído por representantes dos órgãos do governo municipal que desenvolvem atividades diretamente ligadas ao tema drogas, como por exemplo, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Educação, de Saúde, de Trabalho e Ação Social, de Esporte e Juventude, de Trânsito e Mobilidade Urbana, de Governo, FAEC,  Conselho Tutelar, da Criança e do Adolescente;  representantes de entidades ou de instituições que já atuam na área da prevenção, tratamento e reinserção social; e representantes da sociedade civil organizada (Comunidades Terapêuticas Pró-vida, El-Shaday e SER; Casa de Davi; Ordem Demolay Capítulo 202; Loja Maçônica; OAB; CDL; ACIA; APROCIMA e IMEPAC ).

FOTOS:                Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas