Apresentação musical emociona araguarinos

Com um repertório selecionado, variando de músicas brasileiras a internacionais, como bolero, MPB, jazz, chorinho, o famoso violinista Nicolau Sulzbeck e sua orquestra se apresentaram na noite de ontem (14), no Cine Teatro Odette, que contou com selecionada plateia de aproximadamente 150 pessoas.

Por meio do Projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, os araguarinos tiveram oportunidade de ouvir boa música, como Beatles, Frank Sinatra, Luiz Gonzaga, Zequinha de Abreu e Dominguinhos.

A plateia contou com pessoas das mais variadas faixas etárias, da criança ao idoso, e foi bastante participativa, podendo comprovar, ao vivo, o valor e a extensão da música, em especial, em que o violino, de timbre agudo e brilhante, variando do estridente aos toques aveludados, consegue transmitir e expressar os mais variados sentimentos.

A orquestra, composta por artistas talentosos, contou também com a participação de três cantores, dos quais uma é a araguarina Adriana Francisco, que encantou a todos com sua interpretação, em especial, em “Fascinação”. Numa mistura de humildade, exaltação, gratidão e deslumbramento, a sensação de todos os presentes era de frisson ao ouvir músicas como “My way”, “What a difference a day made”, “Luar do Sertão”, “Tristeza do Jeca”, “Yesterday”, “Hey Jude” e “Tico Tico no fubá”.

Para o Presidente da FAEC, Jean Carlos Laverdi, “apoiar um evento dessa magnitude fortalece e dignifica a Fundação, pois todos sabemos da longa e bem sucedida carreira musical deste músico de coração simples, que é Nicolau Sulzbeck. Que ele possa retornar outras vezes a Araguari, que sempre o receberá de braços abertos”, completou.

A araguarina e amiga de Nicolau Sulzbeck, Daisy Dorázio, assim se manifestou a respeito do concerto: “Esse evento foi maravilhoso; os cantores, muito especiais. Fiquei encantada com essa menina de Araguari, Adriana. E Seu Nicolau é ‘fora de série’”.

O casal José Brandão e Marilene gostou muitíssimo da apresentação: “Foi maravilhosa a apresentação. As músicas são lindas, todos conhecem. Sr. Nicolau agradou realmente a todos aqueles que estiveram aqui. Muito bom, lindíssimo. Isso é cultura.”

O violinista Nicolau Sulzbeck, cujo violino, após o maestro, comanda a orquestra, se manifestou muito satisfeito por ter vindo à Araguari. “Eu escolhi Araguari porque meu tio aqui morou, onde também tenho grandes amigos. Já estive aqui em outras ocasiões. Mas sempre tive muita vontade de trazer essa orquestra para Araguari para que todos possam ver o que a gente está fazendo. Foi um prazer muito grande. Se Deus quiser, a gente volta logo.”

NICOLAU SULZBECK

Nascido na Hungria em dezembro de 1932, veio para o Brasil ainda criança. Em Araxá, Minas Gerais, iniciou seus estudos musicais com o Pe. Clóvis Ramos Costa Vilanova, do Colégio Dom Bosco. Começava, naquela época, a despertar seu amor pela música e, principalmente, pelo violino.

Em 1952, já morando em Uberlândia, fundou o conjunto “Orquestral do Liceu”, que fez grande sucesso em duas apresentações na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.

Dentre os nomes nacionais e internacionais com quem já tocou, estão Toquinho, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Pery Ribeiro, Agostinho dos Santos, Baden Powel, Miele, Gregório Barrios, e muitos outros. Em sua extensa trajetória musical, já realizou apresentações no Brasil e no exterior, tendo gravado 6 Cds e 1 DVD.

Sua orquestra faz sucesso aonde vai, levando o romantismo em seu variado repertório, que possui músicas de jazz, bolero, músicas ciganas, chorinho e MPB.

FOTOS: ASCOM – Secretaria Municipal de Araguari