Após forte chuva, Prefeitura de Araguari inicia obras emergenciais

A forte chuva da noite de ontem, 04, no município de Araguari, atingiu cerca de 82 mm de água, em cerca de 2 horas e chuvas ininterruptas, de acordo com o  Corpo de Bombeiros da cidade de Araguari, com dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Como sabemos, a grande quantidade de chuva provocou alagamentos e entupimentos das redes de esgotos, causando assim a ruptura do asfalto em alguns trechos da cidade. Durante todo o período da forte chuva, algumas ruas ficaram intransitáveis, e moradores buscavam minimizar os prejuízos.

De acordo com o Superintendente da SAE – Superintendência de Água e Esgoto, a quantidade de chuva que assolou a cidade foi muito volumosa. “Geralmente, na estação chuvosa, o que acontece é o entupimento das redes de esgoto, pelo fato de que as redes já estão cheias com o esgoto normal. Como a água pluvial é jogada nos esgotos, eles extravasam a capacidade da rede, ocorrendo assim o entupimento e rompimento dos mesmos,” explanou o Superintendente de Água e Esgoto, André Fabiano Reis.

A equipe da Secretaria de Obras, desde o término da chuva, fez uma avaliação do trabalho a ser realizado no dia de hoje, 5, aproveitando-se o sol, que veio dar trégua às águas, favorecendo também que moradores possam cuidar de suas residências, fazendo limpeza nas calhas, verificando-se telhas quebradas, ou quaisquer outros transtornos que foram ocasionados.

Num dos locais mais afetados, a Rua São Luiz, no Bairro Aeroporto, que sempre tem problemas em épocas como essa, a Secretaria de Obras já havia efetuado um trabalho no bueiro, aumentando o tamanho de 60 cm, para 80cm, mas devido a uma erosão ocasionada no local,  somente o aumento do bueiro não resolveu o problema.

Outros locais muito afetados foram o Centro, Bairro Novo Horizonte e Madri.

O Secretário de Obras explicou que o problema resulta do grande crescimento da cidade: “Araguari foi planejada para aproximadamente 50.000 moradores e hoje contamos com aproximadamente 116.000, segundo o IBGE. As tubulações foram construídas há 40, 50 anos, e geralmente após uma chuva forte, como a de ontem, a água demora cerca de 6 horas para escoar totalmente,“ disse Jaime Battaglini.

Na Rua Bias Fortes, outro ponto crítico de alagamentos nessas épocas chuvosas, existe uma área de servidão de cerca de 4 metros de largura, por baixo ainda há uma área de escape subterrânea, manilhas com passagens de água. Porém por serem construções antigas, não comportam grande volume de chuva.

A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, está trabalhando incansavelmente desde a madrugada para sanar todos os problemas ocasionados devido à forte chuva de ontem. Buscamos evitar maiores conseqüência sinalizando os locais afetados, e efetuando limpeza das vias.” ressaltou Cândido Costa Arruda, Secretário de Serviços Urbanos.

O Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), solicita a ajuda de todos os moradores de nossa cidade para que, junto com a Prefeitura, nos ajude nessa época de grandes chuvas, que está apenas começando. “Precisamos, juntos, cuidar de nossa cidade. Vamos evitar jogar lixos nas ruas, pois esses lixos vão direto para os bueiros, ocasionando entupimentos. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e de Serviços Urbanos, está trabalhando duramente no dia de hoje, aproveitando o pouco tempo de sol que temos, para reparar o que for necessário,” destacou.

FOTO: ASCOM