Alunos apresentam peça “Pássaro sem cor”

Peça sobre inclusão educacional é apresentada no CAIC amanhã

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Educação, sob a coordenação do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e apoio do CRIFRA –Centro de Referência à Inclusão Fernando Rodrigues Alves, realizará no dia 07 de dezembro, às 14h, à apresentação da peça teatral “Pássaro sem cor”.

A peça será aberta a toda a comunidade escolar e será apresentada no Caic Doutor Arcino Santos Laureano,  que fica localizado na Rua Augusto Carpaneda, 20, no bairro Independência.

“Pássaro sem cor”, conta a história de um pássaro que se achava feio e insignificante por não ser colorido como os outros pássaros que ele convivia. Porém os próprios pássaros que eram coloridos foram mostrando pra ele que apesar dele não ter cor, ele tinha outras habilidades que o tornava especial também e com a mesma importância que os outros pássaros. Com o apoio dos outros pássaros ele percebeu que não era diferente.

O CRIFRA –Centro de Referência à Inclusão Fernando Rodrigues Alves, atende todos os alunos com deficiência que estudam na rede municipal de ensino. Contam com atendimentos com fonoaudiólogo, atendimento psicológico, atendimento educacional especializado, psicomotricidade e natação terapêutica no ATC em parceria com a Secretaria de Esportes.

Sandra de Fátima Santiago Coordenadora do CRIFRA, criado desde fevereiro comenta com surgiu a idéia da criação, ”A idéia veio da necessidade de todos os alunos especiais que necessitavam dessa parte clinica e educacional O NAI avalia e realiza a parte de intervenção de qual aluno tem a necessidade de atendimentos pela CRIFRA. Trabalhamos com todos os tipos de deficiência e também com alunos com dificuldade de aprendizado.

A coordenadora também destacou que as crianças evoluíram de uma maneira notória,”Temos também a ajuda dos pais, que são super participativos. Para os pais efetuamos palestras de orientação familiar e a Secretaria de Esporte oferece hidroginástica no ATC, para que os pais acompanhem os filhos no mesmo horário que eles fazem natação.” explicou.

Segundo o Secretário de Educação, Werley Macedo, essa peça mostra a importância da inclusão nas escolas de ensino regular com alunos com necessidades educativas especiais, ”Estamos desenvolvendo um projeto com os alunos do CAIC do 1º e 2º ano. Temos alunos com todos os tipos de necessidades especiais completamente integrados. O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional, dessa forma estamos trabalhando afim de garantir uma educação de qualidade para todos, valorizando e fortalecendo a identidade individual e coletiva.” ressaltou.

Temos que ter em nossa mente, que não existem diferenças. Todos somos iguais e temos os mesmos direitos. Temos visto que não existe preconceitos nas escolas. Temos 100% de integração e vamos trabalhar com esse novo olhar da escola, na busca de alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seu interior sem que se sintam diferentes.” frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO: Secretaria de Educação