‘Alfabetização em Foco’ capacita professoras alfabetizadoras do município

A equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação participou recentemente de um treinamento oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia, o ‘Alfabetização em Foco’. Tal Formação Continuada foi feita nos moldes do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso do governo federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Veridiana Marina Ramos, Maria Cacilda Oliveira e Maria das Graças Silva Sousa, Orientadoras de Estudo da SME, fizeram o repasse a 35 professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino, que aconteceu nos meses de julho a setembro, sempre em horário pós-expediente, com uma carga horária de 40 h/a, no Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira.

Com o objetivo de auxiliar diretamente as professoras alfabetizadoras do primeiro ao terceiro ano, a proposta do Curso ‘Alfabetização em Foco’ foi levar até o aluno atividades diferenciadas, diversificadas, nas áreas de linguagem e matemática. Participaram também do curso as Supervisoras da Secretaria, chamadas de Coordenadoras na Formação Continuada,” esclareceu Maria Cacilda Oliveira, uma das Orientadoras de Estudo.

Para as Coordenadoras Márcia Maria Rodrigues de Freitas e Carla Alves Godoy Bonolo, a Formação Continuada proporcionou um aprendizado diferenciado, possibilitando ampliar conhecimento para a melhoria da prática pedagógica diária. “Os encontros foram essenciais na troca de experiências e formulação de atividades diversificadas e pertinentes para a aplicação na sala de aula, auxiliando o professor na melhoria do desempenho do educando e amplitude de suas potencialidades,” comentaram.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, comentando sobre a priorização da educação no município, ressaltou o trabalho realizado pela equipe de educadores da Secretaria de Educação. “O governo Marcos Coelho tem priorizado a educação no município. Por isso tem investido na capacitação e valorização dos profissionais de educação. ‘Alfabetização em foco’ e muitas outras capacitações de profissionais fazem parte do projeto de governo de criar, ano que vem, o Centro Municipal de Capacitação Continuada dos Professores,” relatou Werley.

O Prefeito Municipal Marcos Coelho (PMDB), sempre apoiador das ações no campo da Educação, apoia e incentiva treinamentos e cursos de qualificação profissional: “Soubemos que os encontros foram dinâmicos e muito proveitosos. E é somente através da educação, pelo envolvimento dos profissionais em busca de um aprendizado eficaz e permanente nos alunos, que podemos seguir adiante, confiantes e esperançosos de que contribuímos para a construção de um país melhor,” finalizou o Prefeito.

A alfabetizadora do 2º ano do CEM Mário da Silva Pereira, que já trabalhava com projetos diferenciados, inclusive de leitura, disse que o curso acrescentou, ajudou bastante. “Durante o curso, pudemos entender como trabalhar com as crianças, para que elas tenham curiosidade de saber como se escreve, como se faz uma produção de texto, o que é uma produção de texto, etc. Devemos entender que a criança, nessa faixa etária, não domina a leitura, não sabe ler fluentemente. Por meio das várias atividades apresentadas no curso, usamos também a música, de forma interdisciplinar, trabalhando partes ortográficas e gramaticais. Foi excelente!” concluiu Ana Cristina Gomes.

FOTO:       Secretaria Municipal de Educação