AIMITAM realiza reunião em Araguari

Prefeitos, Secretários e gestores que integram o quadro da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (AMITAM) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (01), em Araguari, no IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, para discutir políticas que fomentem o turismo na região.

Ao todo, 20 cidades mineiras e paulistas que integram o circuito, participaram da reunião mensal, quando foi ressaltada a necessidade de se criar projetos consolidados que valorizem as particularidades e potenciais turísticos de cada uma das localidades, além da discussão de um Planejamento Estratégico para o desenvolvimento do turismo. Após a reunião, os representantes dos municípios visitaram o Vagão, que se localiza na Av. Mato Grosso, e também a Estação da Stevenson.

Dentre os participantes, os vereadores Vanderlei Inácio (PRTB), Wesley Lucas (PPS), Maravilha (PMB) e Levi Siqueira (PMDB), os Secretários Municipais Júberson dos Santos Melo – Desenvolvimento e Turismo, Rafael Guedes – Governo, Jean Laverdi – FAEC, Ailton Sousa – Políticas Sobre Drogas, André Reis – SAE, Luiz Antônio Lopes – Trânsito e Transportes, Eunice Mendes – Ação Social, Sebastião Naves – Esporte e Juventude, Hamilton Júnior – Meio Ambiente, além do Sargento Márcio Ramos, representando a 3ª Cia de Bombeiros, Carlos Antônio Vieira – Presidente da ACIA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araguari, e José Antônio Lourenço – Presidente do Sindicato dos Ferroviários de Araguari, estiveram também presentes para recepcionar todos os associados da AIMITAM.

De acordo com Júberson dos Santos Melo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o fato de Araguari sediar o encontro é muito importante, uma vez que está inserida em um circuito turístico que abrange não apenas o Triângulo Mineiro, mas também outros municípios do interior de São Paulo.

Reuniões assim geram proximidade e intercâmbio de vários segmentos de cultura e economia, bem como diversas possibilidades de desenvolvimento do turismo”, afirmou. Ainda segundo o Secretário, a oportunidade de integrar um circuito que inclua diversas cidades possibilita a discussão de múltiplos interesses. “Isso enriquece muito a visão e o planejamento do turismo; e tivemos a oportunidade de mostrar para todos os presentes alguns dos nossos pontos turísticos”, completou.

Durante o encontro, o presidente da AIMITAM e prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo, ressaltou a relevância da Associação e também explicou sobre o prêmio “Destaque” que foi conferido ao município de Araguari. “A associação é o meio pelo qual os municípios podem receber verbas estaduais e federais, além de viabilizar a discussão de assuntos de interesse de cada área específica, como no nosso caso, o turismo. E hoje, poder entregar o Premio “Destaque” à Araguari é muito importante, pois ele reconhece todas as ações governamentais que vêm acontecendo no município para o fomento do turismo, principalmente ao turismo ligado à história da ferrovia na cidade”, disse.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) evidenciou qual é o objetivo da AIMITAM e sobre a importância da reunião acontecer em Araguari. “Nosso objetivo é que a ação conjunta da cadeia produtiva do turismo, através da AIMITAM, melhore o atendimento aos turistas e, assim, possa atrair cada vez mais visitantes para a região. Sediar a reunião na manhã de hoje mostra mais uma vez o papel que Araguari possui dentro da Associação, além de ser uma oportunidade única para mostrarmos aos companheiros associados algumas das nossas belezas. Estamos também felizes por receber o Prêmio ‘Destaque’ pelas ações que estamos implantando no setor em todo o município, pois temos o potencial e agora, um dos projetos, o Corredor Turístico, se torna realidade”, enfatizou o Prefeito de Araguari.

FOTO:      FAEC/ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete