Água de reuso é distribuída gratuitamente em Araguari na Estação de Tratamento

A Prefeitura de Araguari, por meio da Superintendência de Água e Esgoto, está disponibilizando água de reuso gratuitamente para a população araguarina. Diariamente, são produzidos cerca de 800 mil litros de água, que vem do tratamento avançado dos esgotos da cidade.

O fornecimento e a coleta da água são efetuados diretamente na estação, que faz o tratamento da água com processos tradicionais. A Estação se localiza no setor industrial de Araguari, ao final da rua Matilde Debs Diniz, com acesso pela estrada para Indianópolis, MG 748. O funcionamento é de 6h às 12h, e de 13h às 18h.

Quando seu transporte é feito em caminhões-pipa, a água é clorificada para segurança adicional. De qualquer forma, a água residual deve ser utilizada em situações que não exijam água potável, mas que exijam água sanitariamente segura, como por exemplo, irrigação de jardins e de cultivos, lavagem das vias, bem como em processos industriais, construção civil, combate a incêndios, desobstrução de tubulações, refrigeração de equipamentos e caldeiras, criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos; manutenção dos lagos e canais para fins paisagísticos.

A Secretaria de Meio Ambiente já vem empregando a água na umidificação do aterro sanitário de Araguari e das vias de acesso da cidade.

Segundo o Superintendente de Água de Esgoto, a ETE é um grande avanço, pois no momento estamos passando por uma grande escassez de água devido à falta de chuvas há mais de 100 dias consecutivos em nossa região. “A solução para a crise hídrica que se alastra por várias cidades do Brasil pode estar dentro dos tubos de esgoto. O que estamos buscando é trazer benefícios para nossa comunidade, ” frisou André Fabiano Reis.

“Para nós, é um orgulho sermos os primeiros em Minas Gerais a ter uma Estação de Tratamento de Esgoto que produz água de reuso. Todos os dias são retirados cerca de 8 caminhões- pipa. Nosso intuito é conscientizar a população seguindo uma tendência mundial de preservação do meio ambiente, orientando o uso racional dos recursos hídricos,“ finalizou o Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTOS: ASCOM – Secretaria de Gabinete