Ações relativas ao meio ambiente acontecem nas escolas municipais

A Secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, realizou várias ações no mês de junho, mês em que se comemora o Meio Ambiente, das quais duas são destacadas na edição de hoje.

PLANTO DE MUDAS DE ÁRVORES

No dia 21, foi realizado um plantio de mudas de árvores na nova sede do CMEI Padre Nilo I.A ação contou com o apoio e a presença do Comandante Ten. Ivanir Clementino de Brito e do Sargento Flexi Líbano, do 4º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, e do Cabo Sarah Barbosa, da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar. Estiveram presentes também o Secretário de Educação, Werley Macedo, a Assessora Especial Iara Faria, o Subsecretário José Carlos, a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, Sílvia Helena, e a equipe da Secretaria de Educação.

Os alunos dessa unidade escolar, em conjunto com idealizadores e apoiadores da ação ambiental, protagonizaram uma prática de reeducação ambiental ao demonstrar um ato de preservação e sustentabilidade, em que se prioriza uma escola mais humana e mais florida com o plantio dessas novas mudas de árvores.

As mudas plantadas foram a murta, o hibisco, o ipê amarelo, o resedá e a quaresmeira. A murta é um pequeno arbusto perene, por vezes considerada uma árvore pequena, mas que pode crescer até cinco metros de altura. O hibisco apresenta flores e folhas exuberantes; o ipê amarelo é hermafrodita, cuja floração amarela inicia-se no final de agosto e a frutificação ocorre entre setembro e fevereiro, dependendo da região. Já o resedá são mudas de árvores que chamam a atenção e as mudas da quaresmeira são de magnífica floração.

ENCENAÇÃO DE TEATRO AMBIENTAL

Os alunos do Centro Educacional Municipal Prof. Hermenegildo Marques Veloso, em consonância com o Programa de Educação Ambiental Gira Sol da Secretaria Municipal de Educação, realizaram na noite do dia 27 um teatro ambiental na quadra de esportes.

Os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, representaram na peça atitudes imprescindíveis de preservação do ecossistema brasileiro, tais como: Reflorestamento, coleta seletiva de lixo, reciclagem, consumo sustentável, aproveitamento integral de alimentos, produtos biodegradáveis, e uma educação focada na sustentabilidade.

Para o Secretário de Educação, Werley Macedo, “todas as ações realizadas no mês de junho tiveram o propósito de se trabalhar a conscientização quanto à preservação da natureza e do meio ambiente por meio de atitudes concretas e pontuais”.

O Prefeito Municipal aprovou e parabenizou as ações realizadas. “É imprescindível que nossos alunos, sejam dos Centros Educacionais, crianças em sua primeira infância, sejam dos Programas de EJA, mais maduros, tenham consciência e assumam posturas de preservação do meio ambiente, contribuindo para um mundo mais sustentável”, acrescentou e concluiu Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:    Secretaria Municipal de Educação