A importância do Serviço De Inspeção Municipal – S.I.M.

O S.I.M. - Serviço De Inspeção Municipal é um órgão municipal vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, e é responsável por garantir que os alimentos que são feitos de produtos de origem animal cheguem a mesa do consumidor final com o máximo de qualidade possível, respeitando todos os padrões de sanidade e qualidade desde o recebimento da matéria prima até a entrega do produto final.

Através do S.I.M. Araguari, produtos produzidos na cidade como linguiças, derivados lácteos (queijo e demais), frango sapecado, espetinho, mel e outros, podem facilmente ser encontrados em mercados e mercearias com qualidade atestada.

Trabalhamos com um rigoroso sistema de fiscalização junto às empresas e produtores da cidade, o S.I.M. Hoje o órgão conta com um quadro de 13 funcionários, divididos emdiretor, medico veterinário, técnico em alimentos e fiscais”, explicou João Gabriel Silva de Araújo Martins dos Santos, Diretor do S.I.M..

O S.I.M. Araguari vem desenvolvendo ações diariamente, buscando aperfeiçoamento e melhora em seu trabalho a fim de conseguir o selo SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), e que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança, gerando assim o crescimento das empresas já instaladas na cidade e trazendo novas empresas para a cidade a fim de conseguir um espaço no mercado brasileiro de alimentos derivados de origem animal.

João Gabriel também explicou que além do S.I.M. existem outros dois órgãos também responsáveis por essa fiscalização, porem cada um com uma amplitude diferente no raio de liberação de mercado consumidor.

“Além do S.I.M temos os órgão, IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, o qual fiscaliza os que os produtos que podem ser vendidos em todo o estado de Minas Gerais e também o S.I.F. - O Serviço de Inspeção Federal, os produtos fiscalizados pelo S.I.F. tem o mesmo valor dos que possuem o selo SISBI, podendo ser comercializados em todo o território nacional”, destacou João Gabriel.

Então quando for comprar produtos de origem animal, exija o selo de um dos órgãos fiscalizadores (S.I.M., IMA, SISBI, S.I.F.), pois assim você garante a qualidade dos produtos oferecidos a sua família, gera empregos e garante o crescimento da sua cidade.Ao encontrar produtos como queijos, ovos, mel, peixes, frangos e demais derivados de origem animal sendo vendidos no mercado e que não possuem nenhum desses selos, denuncie junto à vigilânciasanitária, e garanta alimentos saudáveis para a sua família”, ressaltou o Diretor do S.I.M.

O Sistema de Inspeção Municipal – SIM além da prevenção a saúde pública, tem como finalidade a retirada de produtores clandestinos do mercado, impulsionar a econômica local, a criação de postos de trabalhos e aumento de renda para os empresários locais, bem como, o fortalecimento para inserção de mercadorias no mercado”, finalizou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho.

Para denunciar fabricas clandestinas de produtos de origem animal, entre em contato pelo telefone 3241-2488.