A importância da doação de sangue

Para entender a importância da doação do sangue é necessário, primeiramente, entende-lo. O sangue é o tecido do ponto de vista funcional, é o meio líquido que flui pelo sistema circulatório entre os diversos órgãos, transportando nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular e outras substâncias.

O sangue tem múltiplas funções e entre elas está a nutrição de todos os tecidos do organismo, pois transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos e ao retornar, o sangue conduz o dióxido de carbono e os demais  resíduos do metabolismo celular para eliminação através da respiração, suor, urina ou fezes. Outra função é o sistema de defesa  do organismo contra doenças e a invasão de germes patogênicos, a regulação da coagulação e da temperatura corporal.

Diante dessas funções, podemos afirmar que o sangue é de suma importância e sem ele não há vida, já que o sangue não é fabricado artificialmente, é insubstituível e o ser humano é a sua  única fonte.

A coleta de sangue no Brasil é de aproximadamente 3,6 milhões de bolsas coletadas ao ano, o  que corresponde a 1,8 % da população geral. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o ideal é 3,5 a 5 % ao ano. Portanto, o Brasil está abaixo dos valores recomendados e nos períodos de inverno e férias, a falta de sangue nos hospitais é ainda maior.

Para ser um doador de sangue é preciso atender a algumas normas nacionais e internacionais,  como ter boas condições físicas, idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, estar descansado – ter dormido seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e levar um documento com foto. As doações devem ter um intervalo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres.

Algumas condições podem ser impedimentos temporários para a doação, como resfriado – só pode doar após sete dias dos sintomas; nos casos que envolvem gravidez somente 90 dias após o parto, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou maquiagem definitiva nas últimas 12 horas; situação de risco de DST – Doença Sexualmente Transmissível, aguardar 12 meses; doadores que estiveram em região endêmica de malária precisam aguardar 12 meses; procedimentos endoscópicos, endoscopia digestiva alta, colonoscopia somente após seis meses; extração dentária há impedimento de sete dias; cirurgia odontológica, quatro meses; acupuntura com laser e material descartável, após 24 horas e com material  sem condições de avaliação, após 12 meses; vacina contra gripe depois de 48 horas; herpes labial e genital somente após o desaparecimento total e herpes Zoster depois de seis meses da cura; febre amarela com vacina esperar quatro meses e com doença, aguardar seis meses.

Outros fatores são impedimento definitivo para doação – hepatite após 11 anos de idade; evidência clínica e laboratorial de hepatite B, C; AIDs, HTLV1/2 e doença de chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do PACE – Posto Avançado de Coleta Externa, convida a população de Araguari para comparecer no Hemocentro de Araguari, todas as terças-feiras, das 07h às 11:30h. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal). Em cada doação, são coletados aproximadamente 450ml de sangue.

O Secretário de Saúde, João Batista Arantes, destacou a importância de ser um doador e o quanto isso pode salvar várias vidas: “Precisamos nos conscientizar da importância da doação regular de sangue. Para se ter uma noção, cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Se cada um de nós tiver esse pensamento e esse ato de solidariedade, salvaremos muitas vidas diariamente. Homens podem doar a cada 03 meses; e mulheres; a cada 04 meses. Convido a todos que compareçam e que esta ação se torne um hábito.”

“Gostaríamos que se tornasse um habito a doação de sangue em nossa cidade. Todas as terças-feiras estamos aqui, ansiosos, esperando doadores. Estamos com o estoque quase em zero e, muitas vezes, vemos cirurgias eletivas sendo canceladas por falta de sangue em nosso banco. Venham todos doar, convidem seus amigos, seus familiares. Doar sangue é doar vida!” ressaltou Gercionina Marques Nunes, Coordenadora do PACE.

O prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), aproveitou para convidar a todos para que compareçam ao PACE: “Por mais que tenhamos avanços na tecnologia, na saúde e na ciência, o sangue ainda não tem substituto. Só temos como obtê-lo por meio da doação. E a única doação segura é a voluntária. Por isso, convocamos toda a população araguarina, para que venha ao hemocentro. É só uma bolsinha, mas o gesto é muito maior. Os 10% do sangue que você doa podem salvar pelo menos três vidas e isso não tem preço,” frisou.

SERVIÇOS:

PACE – Posto Avançado de Coleta Externa