2ª Campanha de Vacinação e Prevenção obteve excelentes resultados

A 2ª Campanha de Vacinação e Prevenção da Secretaria de Saúde, ocorrida no Portal dos Ipês no sábado, 08, teve um excelente resultado, de acordo com o Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva.  Prestigiaram o evento, cujo objetivo foi a atualização do cartão de vacinas de crianças até cinco anos de idade e a realização de exames preventivos, o Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB), Vereadores Levi Siqueira (PMDB) e Wesley Lucas (PPS), Dra. Marislene Pulsena Nunes, Coordenadora da Atenção Primária, e Dr. José Júlio Lafayette, Diretor Executivo do IMEPAC.

A 2ª Campanha contou com vários parceiros da área da Saúde: nutricionistas do NASF e da Secretaria de Saúde, equipes da Saúde da Família dos Bairros Miranda I e II, Paraíso I e II, parceria do CAE – Centro de Apoio Especializado; e do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos.

Durante o evento, foram realizadas vacinas de HPV para meninos e meninas, vacina influenza, meningocócica, e as vacinas contra difteria, tétano, coqueluche e febre amarela. Foram feitas triagens para hepatite, AIDS e Sífilis, tendo sido encontrados dois casos positivos desta última doença, os quais foram já encaminhados para tratamento. Exames Papanicolau também foram agendados às mães que compareceram à Campanha. Ainda na área da saúde, orientações sobre obesidade e desnutrição foram dadas com base na verificação do Índice de Massa Corporal – IMC. Na área social, foram feitas pinturas nos rostinhos das crianças, e oferecidos serviços de manicure e corte de cabelo.

O evento foi bastante satisfatório, não pelo número de crianças atendidas, mas pela participação da comunidade que esteve presente. Apesar do número ser pequeno, é válido todo tipo de ação que mobiliza a sociedade no intuito de relembrar os cuidados que têm que ser feitos com a saúde”, informou o Secretário, explicando que o número de cartões de vacina completos apresentados no evento foi razoável, sendo que poucos cartões estavam com vacinas atrasadas, o que demonstra que o número de crianças que estão sendo atendidas na região está com o cartão de vacinas em dia.

O Prefeito Marcos Coelho, muito satisfeito com a participação dos moradores do Portal dos Ipês, reforçou a importância dos cuidados a serem tomados com a saúde de nossas crianças: “Fazemos questão de apoiar ações como essa, em que nossas crianças possam ter seus cartões de vacinação em dia, como também em que haja ações educativas direcionadas às suas mães. Além disso, temos que reforçar as parcerias estabelecidas, o que tem em muito contribuído para que os índices de saúde em Araguari tenham melhorado nos últimos meses”, retratou o Prefeito.

FOTO:                Secretaria Municipal de Saúde