1ª Semana da Diversidade Cultural LGBT

7ª parada do Orgulho LGBT de Araguari

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC convida a toda população araguarina para participar das festividades da 1ª Semana da Diversidade Cultural LGBT e a 7ª Parada do Orgulho LGBT de Araguari. Serão vários eventos que ficarão marcados na história de nossa cidade.

Hoje, 07 de dezembro, acontecerá uma homenagem à Senhora Terezinha Aguiar, em sua casa, Rua José Carrijo, 399, Centro, às 19h. Terezinha Aguiar, Araguarina, agora com 92 anos, luta desde a década de 70 pela causa LGBT. Na época, havia uma grande rejeição à classe. Embora a sociedade os rejeitava, Dona Terezinha não se deixou abalar. Ela abraçou toda a comunidade LGBT, adotou-os com muito amor e carinho, não deixando que ninguém os agredisse, os ofendesse, inclusive deixando as portas de sua casa abertas para as pessoas que eram ameaçadas ou até mesmo expulsas de casa. Ela exigia e lutava por respeito para a classe LGBT.

Amanhã, 08, a Drag Queen Beth Princepaul apresentará o concurso ‘Melhor Show de Drag Queen’ do ano, na Casa da Cultura. São 05 candidatas e a grande vencedora ganhará a faixa, a coroa e o título de Melhor Drag Queen 2017. Após a premiação, a Drag Queen Tatá Camburão entregará a faixa da MISS GAY, do MISTER GAY e da MISS TRANSEX. Nesse caso, os candidatos já foram avaliados e escolhidos em uma banca prévia. Também haverá shows e apresentações artísticas da comunidade LGBT.

No sábado, 09, será entregue o Troféu “Bruce Dias”, também na Casa da Cultura. Bruce Dias era um homossexual que lutava por seu espaço em nossa sociedade. Ele foi assassinado por homofobia, com requintes de crueldade, há aproximadamente 5 anos.

O Troféu é entregue para pessoas LGBTs ou não que, de alguma forma, direta ou indiretamente lutaram durante o ano contra a homofobia, se destacaram em alguma área ou realizaram algum trabalho de resistência contra o preconceito. Após a entrega, serão realizadas palestras e uma mesa redonda, quando haverá discussão com a platéia e apresentações artísticas.

No domingo, o encerramento da Semana da Diversidade será em uma grande festa realizada na Praça Getúlio Vargas. O evento apresenta um formato diferenciado, mas contará com muita alegria e muita música para findar os trabalhos de uma semana de militância. Haverá shows de Drags, shows artísticos LGBT, e o show mais esperado, de Beth Princepaul.

A entrada aos eventos é gratuita todos os dias, quando se espera arrecadar alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições de caridade.

Segundo Luiz Cláudio Pereira Costa, Presidente da Comissão Organizadora do Evento, nos anos anteriores de acordo com a Polícia Militar, a Parada Gay reuniu cerca de 5.000 pessoas,“Estamos lutando para fazer uma festa com muita alegria. Será mais uma semana de militância contra o preconceito, pois nós passamos por isso 365 dias por ano. Agradeço a atual administração pelo empenho e apoio à comunidade LGBT para que nossos eventos acontecessem. Sabemos de todas as limitações que estamos passando devido à crise que o país está passando, e sabemos que tudo foi feito dentro da legalidade. Nosso muito obrigado e nos aguarde em 2018!” disse.

O Presidente da FAEC se mostrou muito feliz com a mobilização da gestão atual em fazer acontecer todos os eventos programados. ”Através da FAEC, do nosso Secretário de Governo, Rafael Guedes, e do nosso Prefeito Marcos Coelho de Carvalho, conseguimos tirar do papel e fazer realidade essa grande festa que busca conscientizar as pessoas sobre as diversidades. Grandes pessoas que fazem a diferença nessa luta serão homenageadas. A festa será aberta a toda comunidade para nos unirmos em uma só luta: a luta contra o preconceito.” destacou.

No mundo de hoje, não podemos dar espaço para o preconceito. Apesar de essa semana ser marcada por muita festa, cor e música, não devemos deixar de destacar o principal objetivo, que é a luta para a igualdade. Aproveito e convido à toda população araguarina para prestigiar o evento,” convidou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

SERVIÇOS:

07/12 - Homenagem a Terezinha Aguiar

Endereço: Rua José Carrijo, 399, Centro

08/12 – Noite da Diversidade e Drag Race

Local: Casa da Cultura “Abdala Mameri”

Rua Coronel José Ferreira Alves 1098, Centro

09/12 - Noite da Diversidade e Drag Race

Local: Casa da Cultura “Abdala Mameri”

Rua Coronel José Ferreira Alves 1098, Centro

10/12 – 7ª Parada do Orgulho LGBT