1º Encontro de Formação Continuada do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)

Nesta terça-feira, 21 de fevereiro, aconteceu o 1º Encontro de Formação Continuada do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) deste ano, com a participação de professores de atendimento educacional especializado e monitores da Rede Municipal de Ensino, que discutiram sobre práticas, orientações e formações continuadas de profissionais especializados na assistência à crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência na escola regular, assim propondo uma qualidade de ensino igual para todos.

 

A inclusão social da pessoa com deficiência significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, pelo Estado e pelo Poder Público. É preciso perceber que essa inclusão dos portadores de deficiência depende do seu reconhecimento como pessoas, que apresentam necessidades especiais geradoras de direitos específicos, cuja proteção e exercício dependem do cumprimento dos direitos humanos fundamentais.

 

A equipe multidisciplinar do NAI em Araguari é composta por três psicólogos escolares, quatro psicopedagogas, uma pedagoga, uma fonoaudióloga e uma coordenadora que atua diretamente com visitas constantes aos Centros Educacionais Municipais, oferecendo apoio na definição e implementação de respostas às necessidades, desenvolvendo estratégias de flexibilização e adaptação curricular, além de práticas pedagógicas alternativas que promovam o avanço no progresso de desenvolvimento dos alunos.

 

Segundo a Coordenadora Vera Lúcia Viana, “Nós estamos sempre em formação porque, enquanto pessoas, o nosso progresso dependente única e exclusivamente de nós mesmos, sempre com o olhar diferenciado para o outro, enxergando suas potencialidades e habilidades. ”

 

A psicopedagoga no NAI, Fabiana de Oliveira Borges da Cunha, afirmou que “hoje são 170 alunos especiais matriculadas na Rede de Ensino Municipal de Araguari, estudando e fazendo parte do dia a dia da vida escolar, sem diferenciação com qualquer outro aluno dentro daquele espaço, o que mostra uma verdadeira inclusão na sociedade.

 

“O trabalho do NAI é justamente tentar superar as barreiras, principalmente impostas pelos adultos, que criam limitações/preconceito a estas pessoas com algum tipo de necessidade especial, mostrando um movimento inverso, de transformação desta crença que estas pessoas são limitadas a fazer parte da sociedade, assim como qualquer outra pessoa”, disse Flávia Nasciutti – psicóloga escolar no NAI.

 

O Secretário de Educação, Werley Macedo, ressaltou a importância da formação continuada dos educadores especialistas para o nosso município, já que atuam diretamente na construção do ser humano: “É preciso que a formação continuada dos educadores esteja conectada ao cotidiano escolar. Por meio do projeto pedagógico da escola, o professor assume o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, privilegiando a colaboração e a cooperação”, ressaltou.

O Prefeito Marcos Coelho, entusiasta da educação inclusiva, relatou que “todos os estudantes são diferentes, e suas necessidades educacionais podem requerer apoio e recursos diferenciados, levando-se em conta estilos, ritmos e interesses de aprendizagem de cada um. Por isso, é fundamental a constante atualização desses competentes profissionais. ”

 

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão é direcionado aos professores, famílias e alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

 

 

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete