1º de Dezembro, dia Mundial de Luta Conta a AIDS

Secretaria de Saúde efetuará ações de conscientização

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do CAE – Centro de Apoio Especializado, efetuará durante o mês de Dezembro ações e exames para conscientização sobre a AIDS e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado anualmente em 1º de dezembro e tem o objetivo de levar informação sobre a doença e diminuir o preconceito, além de  alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil.

A Coordenadora do CAE, Simone Guirelli, relatou que, diariamente, o CAE atende cerca de 100 pessoas. “Aqui disponibilizamos Psicólogo, Dentista, Assistente Social, Farmácia para entrega de medicação, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C. Também atendemos as gestantes que iniciam o pré-natal e são encaminhadas pelas UBSs a efetuarem o teste rápido para inicio do acompanhamento gestacional.

Durante todo o dia de hoje, 01, o CAE recebeu cerca de 50 pessoas para efetuar o teste rápido de HIV, hepatite B e C. Na próxima semana, esperamos receber o dobro de pessoas,” salientou a Coordenadora.

O Secretário de Saúde explicou que se trata de um teste muito rápido e simples, convidando toda a população araguarina para comparecer nos dias e locais indicados para efetuarem os testes: “Todos sabemos que a AIDS ainda não tem cura. Porém, nos dias de hoje, com a medicina avançada, saber o quanto antes de uma possível doença é o que pode salvar vidas. É preciso encarar de frente o problema e tratá-lo. As medicações atuais são magníficas e garantem uma sobrevida enorme aos portadores do vírusNós, da equipe da saúde de Araguari, estamos trabalhando juntos desde a prevenção da doença até seu tratamento, acabando com qualquer tipo de preconceito que ainda possa existir,” frisou Doutor João Batista.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) ressaltou a grande importância de datas como essa, que chamam a atenção da sociedade, “A AIDS não é uma sentença de morte e é possível, sim, viver bem com ela. Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e pode afetar a qualidade de vida da pessoa. Venham todos efetuar os testes!” convidou.

Os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C serão realizados nas seguintes datas:

01 de dezembro – 08h às 16h
Local: CAE - Centro de Apoio Especializado