“1º Congresso sobre a Pecuária de Araguari” encerra suas atividades com saldo positivo

Negociações giram em torno de R$ 100.000,00

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, realizou o 1º Congresso sobre a Pecuária de Araguari. O evento, que foi uma excelente oportunidade de investimento e conhecimento no melhoramento genético para pecuaristas de Araguari, aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições Rondon Pacheco.

Em parceria com a ABCZ, considerado o órgão mais importante do mundo que trata de pecuária, com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER – MG, o Congresso teve como foco o melhoramento genético do rebanho bovino do município de Araguari. Empresas locais relacionadas ao agronegócio foram parceiras, tendo participado e divulgado seus produtos durante todo o evento. E nos dias 29 e 30, após as palestras, houve Roda de Viola.

“Aproveitamos o evento da feira e propusemos discussão sobre a pecuária, com o objetivo de propiciar debates e novos conhecimentos. Então, fizemos dois dias de palestras antes do evento, todas ligadas ao setor do agronegócio. Contamos com o apoio do Banco do Brasil, que ofereceu linhas de crédito oficiais para agricultura, como também com professores do IMEPAC, que falaram sobre temas importantes para o melhoramento genético do rebanho de Araguari,” informou o Secretário de Agricultura.

Contando com o apoio de parceiros, servidores, apoiadores e produtores, o evento atendeu às expectativas, devendo fazer parte do calendário de ações da Secretaria Municipal. “A Feira de Touros foi uma excelente oportunidade de venda de gado zebu, todos com melhoramento genético. O evento está sendo muito bem avaliado pela sua organização e pelo público-alvo atingido, e a expectativa é de se realizar outros eventos como esse já no início do próximo ano,”finalizou Paulo Sérgio Guimarães de Brito.

Alexsandro Patrício, zootecnista de uma das 10 empresas de agropecuária que trabalham com rebanho melhorado, desenvolvendo nelores de docilidade e de precocidade altíssimas, aptos para reprodução, salientou a relevância da Feira: “Dentro das avaliações genéticas, procuramos sempre o melhor. Utilizamos ferramentas que oferecem nelore eficiente, que traga rendimentos excelentes para quem está comprando nosso produto. A feira propicia não só fazer a comercialização, mas também apresentar nosso trabalho e fazer contato,” comentou.

Um dos parceiros da Feira, Sílvio Presley dos Reis, do Badião Campo e Construção, falou da importância dessa primeira parceria firmada com a Prefeitura Municipal, por meio da participação neste evento da Secretaria de Agricultura. “Foi muito proveitosa nossa participação. Além de mostrar nosso produto, estamos contribuindo para o desenvolvimento do município. Parabenizamos a Secretaria, e sugerimos que outros eventos como esse sejam agendados no município para promover essa melhoria genética, movimentando também a cidade e trazendo mais pessoas,” enfatizou.

Laurides Ribeiro Braga também esteve na Feira à procura de um touro: “Eu vim à Feira de Touros porque preciso comprar, com urgência, um touro reprodutor. O meu está muito velho,” justificou a pecuarista, que adquiriu o animal.

O Prefeito Municipal comentou sobre a dimensão de um evento como este, no município de Araguari, que tem o agronegócio como carro-chefe.“Araguari se orgulha de sediar um evento que contou com o prestígio de empresários de Tupaciguara, Guarda-Mor, Monte Carmelo, Sacramento, Uberaba e Uberlândia, além de araguarinos, cujos negócios realizados nos três dias montam em mais de R$ 100.000,00. Por isso, vamos realizar outros eventos do mesmo modelo. Agradecemos a todos os patrocinadores, parceiros e pecuaristas que acreditaram e abraçaram a causa,” relatou, animado, Marcos Coelho (PMDB).

FOTO :      ASCOM/Secretaria Municipal de Agricultura