1ª Conferência LGBT acontece em Araguari

O IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, e a Prefeitura Municipal, por meio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, convidam a população LGBT para participarem da 1ª Conferência de Saúde LGBT, do “Programa Abertamente”, que acontecerá amanhã, 19, às 19:00, na Casa da Cultura.

O Programa “Abertamente” é uma iniciativa de discentes e docentes do curso de Medicina do IMEPAC, e tem o objetivo de viabilizar e implementar concretamente a Política de Atenção à Saúde Integral da População LGBT, atendendo à Portaria 2.836, de 1º de dezembro de 2011, quando foi instituída pelo Ministério da Saúde. O Programa “Abertamente”, do IMEPAC, também respaldado por uma Comissão de Ética, será realizado em várias etapas, sendo a primeiraeste encontro com a população LGBT, quando a principal intenção é conhecer essa população, para quem será exposta a proposta para depois criar um plano de cuidado de acordo com a demanda.

Segundo MarislenePulsena, Coordenadora do Programa, “o mais importante é o convite à população LGBT. Não tem como fazer o projeto sem conhecer a população, sem que eles se manifestem. Depois de fazer o diagnóstico e levantamento da demanda, vamos adequar o plano de cuidado da população”, ressaltou.

Partindo do princípio da equidade, que trata diferentemente os desiguais, a ação é independente de quaisquer questões políticas, religiosas, partidárias ou ideológicas. “O esclarecimento à população LGBT através desse programa é totalmente desvinculado das questões de julgamento”, evidenciou MarislenePulsena, esclarecendo que a temática em questão vem ganhando espaço e reconhecimento por apresentar necessidades específicas e complexas.

Quando se fala de saúde, não se trata apenas de ausência de doenças, mas do bem-estar bio-psico-social. E sabe-se que o grupo LGBT é um grupo silenciado perante suas demandas nas diversas áreas do conhecimento, inclusive da saúde. A população é considerada marginalizada, vulnerável, sujeita a vários fatores de risco. E todas as necessidades podem e devem ser atendidas, desde a prevenção, promoção, até o tratamento necessário.

A Programa “Abertamente” se inicia com a Conferência, após a qual surgirão palestras, seminários, e outras ações. “A 1ª Conferência LGBT é uma Conferência acadêmica, no sentido de discussão sobre o tema entre os pares e palestras, e tem o objetivo de informar essa população sobre a proposta. Contamos com uma equipe multiprofissional com médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, infectologistas, ginecologistas, dentre outros, que vão fazer o diagnóstico e dar sequência à outras ações. Depois de saber quem é essa população, quais são os fatores de risco e determinantes sociais a que estão submetidos, o município será envolvido para que profissionais sejam capacitados no sentido de minimizar esses fatores de risco e para melhor acolhimento a essa população, ” esclareceu a Coordenadora.

O plano de cuidado a ser feito envolverá outros níveis de atenção (secundária, terciária), justificando que o programa tem amplitude e continuidade, não sendo pontual.

De acordo com Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), “Todos temos direitos ao acesso humanizado à saúde. É primordial o respeito aos direitos humanos LGBT, e todos devemos contribuir para a eliminação do estigma e da discriminação decorrentes das homofobias, promovendo a cidadania e a inclusão da população LGBT por meio da articulação com as políticas públicas, ” ressaltou o prefeito.

A Conferência tem como objetivo promover a saúde integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo, ” frisou Jean Laverdi, Presidente da FAEC, parceiro da Conferência.

FOTO:                Divulgação