Controladoria do Município

Telefone: (34) 3690 - 3141

E-mail: controladoria@araguari.mg.gov.br

Endereço: Antiga Prefeitura
Rua Virgílio de Melo Franco 550, Bairro Centro
Araguari - MG, CEP.: 38.445-900

Legislação Básica: Lei n° 2.934 de 25 de fevereiro de 1994
Decreto n° 041, de 29 de dezembro de 1992.

A Controladoria Municipal da Prefeitura vinculada e subordinada ao Chefe do Executivo, tem por finalidade básica desempenhar o serviço de controle interno da Administração Direta e Indireta, como órgão de assessoramento integrante da Administração Pública, orientando e avaliando a questão orçamentária, bem como auditando e acompanhado as realizações dos diversos órgãos da Prefeitura.
Tem como objetivo específico garantir ao Poder Executivo uma administração transparente através do fiel acompanhamento das peças orçamentárias. Verificando e certificando as contas dos responsáveis pela aplicação, utilização ou guarda de bens ou valores públicos.

Principais Atribuições:

  • Orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a questão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da Administração Direta e Indireta;
  • Elaborar, apreciar e submeter ao Prefeito Municipal, estudos e propostas de diretrizes, programas e as ações que objetivem a racionalização da execução da despesa e o aperfeiçoamento da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e implementar a arrecadação das receitas orçadas;
  • Acompanhar e monitorar o controle do custo operacional, execução física e financeira dos projetos e atividades, bem como da aplicação, sob qualquer forma de recursos públicos;
  • Executar os trabalhos de auditoria contábil, administrativa e operacional junto aos órgãos do Poder Executivo, da Administração Direta e Indireta;
  • Emitir relatório por ocasião do encerramento do exercício, sobre as contas e balanços gerais do Município.